Play Music

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Antiga Fábrica de Seca do Bacalhau - Atlântica (Seixal)

Seixal é uma cidade e sede do pequeno município (Seixal) do distrito de Setúbal com 93,60 km2 de área e com uma população a rondar os 150 mil habitantes.
Terra de pescadores e quintas senhoriais, o concelho evoluiu sempre ligado ao rio por onde escoava tudo o que produzia para outras paragens.
A partir da segunda metade do séc. XIX, o concelho começou a registar um surto de desenvolvimento económico e industrial, com a instalação de diversas unidades produtivas; têxtil, vidro, cortiça e na Ponta dos Corvos (Ponta do mato) a seca do bacalhau.
Os edifícios das Secas de Bacalhau na Ponta dos Corvos, em conjunto com as já existentes, transformaram um concelho relativamente rural num concelho industrial, desde o ano de 1917, data em que se instalaram neste local pela primeira vez duas empresas ligadas a esta catividade, a Parceria Portuguesa de, Lda. e a Sociedade Nacional de Pescas Lda. Mais tarde, já nos anos cinquenta, coexistiam no mesmo local três firmas, a de João Norberto Guerra, posteriormente designada por Luso-Brasileira, a Sociedade Lisbonense de Pesca de Bacalhau, Lda., também conhecida por Seca do Picado, e a Companhia Atlântica de Pesca, Lda.
Do conjunto de edifícios aqui construídos para este fim, permanecem em ruínas, em relativo mau estado de conservação, particularmente este, o da seca de bacalhau da Companhia Atlântica de Pesca. Esquecidas que estão por parte do Município, as inúmeras histórias e proezas de tantos trabalhadores que ali laboraram. Hoje custa a perceber e é triste, quase de cortar o coração, tanto património a perder-se no Seixal, zona rica em gente e historia que desaparece ao longo do tempo...

Clic nas imagens para aumentar


















































































2 comentários:

  1. Vitor estou radiante com o teu Blog, adorei o design. O primeiro post está muito bem escrito, um tema que muito atual, a degradação do nosso património arquitetonico e a história das fábricas da seca do bacalhau no Seixal, confesso que não conhecia, muito interessante. Estou expectante para o próximo post. Parabéns, vou sugerir o teu Blog no Blog Alfarim Gossip. Bjs

    ResponderEliminar
  2. olá Vera, muito obrigado pelo apoio, estou apenas a começar, vamos ver o que se vai seguir..beijocas

    ResponderEliminar