Play Music

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Geocaching, levanta-te e caminha !!



Alguns provavelmente já ouviram falar deste desporto que movimenta milhões de “atletas” pelo mundo fora. Gente que se desloca por trilhos à descoberta do inesperado, da riqueza do conhecimento e da salutar actividade física.
Começo e antes de partir para descrição deste desporto, por vos desafiar a deixar o computador, calçar uns sapatos de desporto e meter pés ao caminho.





O que é o Geocaching?

O Geocaching é considerado por alguns um desporto,  por outros uma actividade ao ar livre de lazer. Para muitos, uma caça ao tesouro dos tempos modernos que envolve a utilização de um receptor de GPS (ou um smartphone com internet e GPS). Em termos de enquadramento numa categoria específica, depende muito da intensidade que se lhe quiser aplicar e também do grau de dificuldade das caches.
Esta actividade teve início em 2000 nos Estados Unidos, após o final da restrição do sinal do sistema GPS. Até então o sinal estava condicionado ao uso exclusivo do Departamento de Defesa dos EUA, que impunha a chamada “disponibilidade selectiva”, que consistia induzir um erro ao sinal de GPS, impossibilitando que aparelhos de uso civil operassem com precisão inferior a 90 metros.
Dave Ulmer esconde a primeira Cache em 3 de Maio de 2000, publicando logo de seguida as coordenadas da localização dessa mesma cache num newsgroup sci.geo.satellite-nav, três dias depois tinha sido encontrada duas vezes e registada uma.






Descobrir a Cache

Esta procura das caixas, ou  tupperwere, como também é conhecido, funciona da seguinte forma: um geocacher (como são conhecidos os praticantes) descobre um local, que tem algum interesse, seja histórico, natural ou cultural. Acha que esse local deve ser visitado por outros geocachers, então, coloca no local um “tupperware”, tira as coordenadas do sítio exacto a onde colocou a Cache, recolhendo também algumas informações sobre o local.
Todas as informações recolhidas e as condenadas são publicadas no sítio oficial – www.geocaching.com. Ficando assim toda a informação disponível à vasta comunidade do Geocaching. Os geocachers se acharem interessante o local partem à procura da cache com o receptor GPS, quando a encontram fazem o registo no livro e mais tarde fazem o registo online.





Uma cache típica é um tupperware fechado e à prova de água que contém geralmente um livro de registos, caneta ou lápis e pequenos tesouros sem valor económico (carrinhos, moedas, calendários, porta chaves, entre outros). Mas existem muitos outros tipos de cache, desde pequenas caixas do tamanho de um dedal até grandes recipientes.






O Geocaching tem outro tipo de preocupações, como por exemplo a defesa do meio ambiente. O CITO (Cache In Trash Out) é uma delas. É uma iniciativa que visa a limpeza das zonas envolventes da Cache. Com este espírito de preservar a natureza são realizados eventos só dedicados ao CITO, com a intenção de proceder a uma limpeza de uma área especifica.
Existem muitos outros pontos de interesse à volta do Geocaching: os Travelbugs e as Geocoins. São pequenos objectos ou moedas que têm associado um código único, que viajam pelo o Mundo andando de Cache em Cache. Depois de registados no sítio, é possível verificar o trajecto que fazem. Alguns destes já viajaram milhares de Km, percorrendo os 5 continentes.






Geocaching hoje

Neste momento o Geocaching está em plena expansão, contando com milhares de caches colocadas em todo mundo. Só em Portugal existem mais de 32000, das quais 25000 são do tipo tradicional (as mais simples) colocadas em castelos, praças, pontes, parques naturais, cascatas de água, miradouros…., sempre nos lugares mais incríveis e improváveis, levando sempre o geocacher a conhecer sitios novos e fantásticos.
Quem quiser aderir a esta caça ao tesouro dos tempos modernos, só tem de ir ao sítio oficial: www.geocaching.com, e se tiverem dúvidas existe um sítio para os geocachers portugueses, www.geocaching-pt.net que pode ajudar nos primeiros passos do Geocaching.  Por isso, se um dia destes virem alguém ou um grupo de pessoas com um GPS na mão, já sabem que são os “geocachers”.


Esta foi então uma pequena e muito resumida explicação desta modalidade. Todos aqueles que quiserem contribuir com as suas ideias e explicações poderão também deixar mais informações, sugestões relevantes e acima de tudo aquilo que a vossa experiência vos permitir. Contribuições serão sempre bem-vindas.

Para os principiantes: Boas Caches.

Aqui fica um video :




PS - Este texto alterado por mim, é da responsabilidade do Vitor M. ao qual presto desde já os meus agradecimentos.
- Dedico este post ao meu filho Vasco que um dia destes me chateou a cabeça dizendo “ ó pai mas afinal o blog é só sobre Urbex ?“  :)


Sem comentários:

Enviar um comentário