Play Music

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aparthotel Varandas da Falésia - Sesimbra (lado nascente)




O Aparthotel Varandas da Falésia Nascente em Sesimbra, encontra-se há já alguns anos abandonado e vandalizado. Os motivos são desconhecidos, não se sabendo ao certo se terá sido alvo de algum tipo de processo de falência ou Insolvência. Não existe aparentemente qualquer relato dos factos por parte dos proprietários, e até a informação disponível na Internet sobre este assunto é quase nula, o que faz supor que todo este caso tenha tido contornos menos legais.
Importa pois relevar a importância estratégica do lugar, a beleza da vista e localização deste antigo Aparthotel, no qual nos seus tempos áureos deve ter feito a felicidade de muitos turistas. Neste momento sem se saber bem a sua real situação encontra-se neste estado, tal como muitos outros edifícios que deveriam fazer parte de um património “ diferente” da margem sul.


O texto abaixo foi retirado de um site de Turismo:


O aparthotel situa-se na vila piscatória de Sesimbra a cerca de 1,5 km da praia e da próxima paragem de transportes públicos. Este moderno aparthotel, renovado em 2002, dispõe de um total de 75 estúdios. À disposição terá um hall de entrada com recepção (serviço sob 24 h) e uma sala para jogos. Para as suas exigências gastronómicas, o hotel providenciou um bar e um restaurante para o Verão. Poderá estacionar o seu automóvel no parque de estacionamento. O serviço de lavandaria completa as ofertas do hotel. Os simpáticos estúdios contemplam uma casa de banho, kitchenete, telefone com ligação directa, televisão via satélite/cabo e varanda. Na área exterior encontra-se uma piscina. Para descontrair terá um jacuzzi ao seu dispor. Os amantes do golfe poderão jogar uma partida num campo a cerca de 20 km de distância. Os hóspedes poderão compor o seu pequeno-almoço num serviço de buffet





Aparthotel em pleno funcionamento



                                     
                         


                                                                FOTOS 2015




                           



































































quinta-feira, 14 de maio de 2015

Restaurante Panorâmico do Monsanto (ou Panorâmico do Monsanto)




Foi mandado construir pela CML em 1967, tendo sido depois inaugurado como restaurante em 1968, da autoria do arquitecto Chaves da Costa, foi depois um bingo, escritório e até armazém de materiais de construção civil.

Localizado em Monsanto, na estrada da Bela Vista, o edifício tem um mural de Luis Dourdil (1914-1989), um conjunto de painéis cerâmicos em alto relevo intitulado “ Figuras e cenas da Cidade de Lisboa “ de Manuela Madureira, ou pelo menos os que resistiram a mais de uma década de abandono.

É considerado uma das jóias arquitectónicas da cidade, sendo que oferece uma das mais deslumbrantes vistas possíveis sobre Lisboa, como as próprias fotografias demonstram. Na minha opinião pessoal será mesmo a melhor, seguramente lá no alto da sala de jantar superior a vista é deveras impressionante e não deixa ninguém que a visite indiferente. Esta Sala era rotativa. Possuía um motor que a fazia girar muito lentamente, sendo que o cliente começava a jantar com uma determinada vista sob a cidade e passado mais ou menos 1 hora tinha á sua frente a vista contrária.

Numa tentativa de pôr cobro aos sucessivos actos de vandalismo, o antigo restaurante encontra-se hoje em dia sob a vigilância da Polícia Municipal 24 horas por dia, sendo por conseguinte difícil e algo desaconselhada a entrada no local, mesmo que seja para fotografar. O seu futuro continua incerto.



1968



1968



1968



ESBOÇO






FOTOGRAFIAS DE 2015